Dores Físicas

Fraturas: 5 Principais Sintomas, Tipos, Causas E Tratamentos

Fraturas

O Que É Uma Fratura (Osso Quebrado)?

Uma fratura acontece quando um ou vários de seus ossos se quebra ou se rompe em vários pedaços. Também é conhecida como osso quebrado. Pode resultar de uma lesão esportiva, acidente ou trauma violento.

Ossos quebrados geralmente não são fatais, mas requerem cuidados médicos imediatos. Aprenda a reconhecer os sintomas de uma fratura, para fornecer tratamento de primeiros socorros e obter ajuda profissional.

Quais São Os 5 Principais Sintomas De Fraturas?

Um osso quebrado pode causar um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

  1. Dor intensa na área ferida, que piora quando você a movimenta;
  2. Dormência na área ferida;
  3. Cor azulada, inchaço ou deformidade visível na área lesada;
  4. Osso projetando-se através da pele;
  5. Sangramento intenso no local da lesão.

Quais São Os Principais Tipos De Fraturas?

Os ossos são rígidos, mas dobram ou “cedem” um pouco quando uma força externa é aplicada. No entanto, se a força for muito grande, os ossos se quebrarão, assim como uma régua de plástico se quebra quando é dobrada demais.

A gravidade de uma fratura geralmente depende da força que causou a fratura. Se o ponto de quebra do osso foi excedido apenas ligeiramente, o osso pode rachar em vez de quebrar totalmente. Se a força for extrema, como em um acidente de automóvel ou um tiro, o osso pode quebrar.

Se o osso se partir de tal forma que fragmentos de osso se projetem através da pele, ou uma ferida penetre até o osso quebrado, a fratura é chamada de fratura “aberta”. Este tipo de fratura é particularmente grave porque, uma vez que a pele é rompida, pode ocorrer infecção tanto na ferida quanto no osso.

Os tipos comuns de fraturas incluem:

  • Fratura estável: As pontas quebradas do osso se alinham e mal estão fora do lugar.
  • Fratura exposta: A pele pode ser perfurada pelo osso ou por um golpe que rompe a pele no momento da fratura. O osso pode ou não ser visível na ferida.
  • Fratura transversal: Este tipo de fratura apresenta uma linha de fratura horizontal.
  • Fratura oblíqua: Esse tipo de fratura tem um padrão angular.
  • Fratura cominutiva: Nesse tipo de fratura, o osso se quebra em três ou mais pedaços.

Quais As Causas De Fraturas?

As causas mais comuns de fraturas são:

  • Trauma: Uma queda, um acidente com veículo motorizado ou um tackle (enfrentamento) durante um jogo de futebol podem resultar em fraturas.
  • Osteoporose: Esse distúrbio enfraquece os ossos e aumenta a probabilidade de fratura.
  • Uso excessivo: O movimento repetitivo pode cansar os músculos e colocar mais força no osso. Isso pode resultar em fraturas por estresse. As fraturas por estresse são mais comuns em atletas.

 

Como Tratar Uma Fratura?

Imobilização Fundida

Um molde de gesso ou fibra de vidro, é o tipo mais comum de tratamento de fratura, porque a maioria dos ossos quebrados pode cicatrizar com sucesso depois de reposicionados e aplicando um gesso para manter as pontas quebradas na posição correta enquanto cicatrizam.

Gesso Ou Cinta Funcional

O gesso ou cinta permite o movimento limitado ou “controlado” das articulações próximas. Este tratamento é desejável para algumas fraturas, mas não para todas.

Tração

A tração é geralmente usada para alinhar um ou mais ossos por meio de uma tração suave e constante.

Fixação Externa

Nesse tipo de operação, pinos ou parafusos de metal são colocados no osso quebrado, acima e abaixo do local da fratura. Os pinos ou parafusos são conectados a uma barra de metal fora da pele. Este dispositivo é uma estrutura estabilizadora que mantém os ossos na posição adequada enquanto eles cicatrizam. Nos casos em que a pele e outros tecidos moles ao redor da fratura estão gravemente danificados, um fixador externo pode ser aplicado até que a cirurgia possa ser tolerada.

Redução Aberta E Fixação Interna

Durante essa operação, os fragmentos ósseos são primeiro reposicionados (reduzidos) em seu alinhamento normal e, em seguida, mantidos juntos com parafusos especiais ou fixando-se placas de metal na superfície externa do osso. Os fragmentos também podem ser mantidos juntos inserindo-se hastes no espaço da medula óssea no centro do osso.

Esses Itens Podem Ajudar Sua Recuperação

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Quanto Tempo Demora A Recuperação De Uma Fratura?

As fraturas levam várias semanas a vários meses para cicatrizar, dependendo da extensão da lesão e de como você segue o conselho do seu médico. A dor geralmente cessa muito antes de a fratura estar sólida o suficiente para lidar com o estresse da atividade normal.

Mesmo após a remoção do gesso ou da cinta, você pode precisar continuar limitando seus movimentos até que o osso esteja sólido o suficiente para a atividade normal.

Durante a recuperação, você provavelmente perderá força muscular na área lesada. Exercícios específicos irão ajudá-lo a restaurar a força muscular normal, o movimento articular e a flexibilidade.

Como Prevenir Fraturas?

Uma dieta adequada e exercícios físicos podem ajudar na prevenção de algumas fraturas. Uma dieta rica em cálcio e vitamina D promoverá a resistência óssea. Os exercícios de levantamento de peso também ajudam a manter os ossos fortes.

Como Prestar Primeiros Socorros A Quem Tem Uma Fratura?

Se você suspeitar que alguém está com algum osso quebrado, forneça tratamento de primeiros socorros e ajude-o a obter cuidados profissionais:

Pare qualquer sangramento:

Se eles estiverem sangrando, eleve e aplique pressão sobre o ferimento usando um curativo esterilizado, um pano limpo ou uma peça de roupa limpa.

Imobilize a área ferida:

Se você suspeitar que ele quebrou um osso do pescoço ou das costas, ajude-o a ficar o mais imóvel possível. Se você suspeitar que eles quebraram um osso de um dos membros, imobilize a área usando uma tala ou tipoia.

Aplique gelo na área:

Enrole uma bolsa de gelo ou saco de cubos de gelo em um pedaço de pano e aplique na área ferida por até 10 minutos de cada vez.

Trate com choque:

Ajude-os a ficar em uma posição confortável, incentive-os a descansar e tranquilize-os. Cubra-os com um cobertor ou roupa para mantê-los aquecidos.
Obtenha ajuda profissional: Ligue para a EMERGÊNCIA ou ajude-os a chegar ao departamento de emergência para atendimento profissional.

Se a pessoa parece não estar respirando, está inconsciente ou ambos, ligue para o 193 para obter ajuda médica e comece a RCP. Você também deve ligar para a EMERGÊNCIA se:

Você suspeita que eles quebraram um osso da cabeça, pescoço ou costas;
O osso fraturado empurrou sua pele;
Eles estão sangrando muito.

Caso contrário, (tomando o cuidado de mover o indivíduo o mínimo possível), ajude-os a chegar ao pronto-socorro de carro ou outros meios para que um médico possa diagnosticar sua condição e recomendar o tratamento adequado.

Anúncio